quinta-feira, 24 de junho de 2010

Portas para se abrir ...

Nesses anos de experiência como Psicóloga, principalmente com os Jovens em Orientação Vocacional, pude compartilhar com eles seus momentos de angústias e dúvidas, diante da escolha profissional.

Içami Tiba, em seu texto "Portas", descreve bem esse momento:

"Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o medo e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se. Mas, também, tem seu preço ...

São inúmeras outras portas que você descobre.

Às vezes quebra-se a cara, às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa. Ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa. A cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas.

E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas.

Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida ...

Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens ... "

Se ampliarmos essa visão - da dúvida entre qual porta entrar, e se entrar ou não - para a vida não só dos jovens, mas de pessoas comuns, como eu, como você, percebemos que passamos por esses problemas todos os dias.

A cada novo dia estamos suscetíveis a encontrar diferentes portas, diferentes caminhos para seguir. Ficar em cima do muro, na dúvida, faz com que deixemos de viver experiências incríveis.

Não tenha medo de tentar, de arriscar, de errar ... Como Içami Tiba relata, a vida é generosa e não rigorosa, a ponto de podermos transformar nossos erros em acertos.

É claro que isso só é possível se tivermos uma dose generosa de humildade para aceitar que erramos e uma dose de entusiasmo para aprendermos com nossos erros.

Tente, erre, acerte ... mas Viva, Viva!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário